Iniciando com Docker

Após um longo periodo sem atualizações estou de volta para falar sobre algo muito interessante que na verdade ja deveria ter escrito aqui sobre isso a muito tempo. Como este é o primeiro post sobre Docker vou começar com a instalação e uso do Docker no ambiente de desenvolvimento e em posts futuros vamos falar sobre algumas ferramentas e o uso do Docker em ambiente de produção. Vou demonstrar a instalação do Docker em uma maquina com OsX.

Controlando processos com o Supervisor

Supervisor é uma aplicação cliente/servidor que permite o usuário monitorar e controlar varios processos em sistemas baseados em UNIX. Ele ajuda a eliminar a burocratica tarefa de escrever arquivos de inicialização. Supervisor roda os aplicativos como subprocessos desta forma ele consegue identificar o real status da aplicação se algum erro ocorrer ele reinicia o processo automaticamente se assim for configurado. Instalando e configurando o supervisor no OsX. O processo de instalação é muito simples bastando instalar via pip.

Rancher OS - Uma distribuição Linux para rodar containers Docker

Rancher OS é uma distribuição Linux com pouco mais de 20mb feita para rodar containers Docker. Ela ja vem com o docker configurado basta iniciar uma maquina com Rancher OS na amazon ou até mesmo instalar ela em um computador pessoal para ter todo o poder do Docker consumindo pouco recurso da maquina. Nesse meio não podemos esquecer do CoreOS que tem o mesmo proprósito do RancherOS, porém a sua imagem é um pouco maior que a do RancherOS.

JBoss/Wildfly - Configurando log de queries para o datasource

Muitas vezes quando estamos desenvolvendo precisamos verificar quais e como estão sendo geradas as queries pelo Hibernate, e para isso utilizamos as opções do próprio hibernate a show_sql e a format_sql porém estas opções nos mostram as queries com varias ? no lugar dos parametros que estão sendo passados para a query assim dificultando um pouco saber se os parametros estão corretos ou não. Utilizando o JBoss AS ou o Wildfly utilizando datasource nós podemos ativar o log do próprio datasource, este log é bem detalhado mostra as queries as transações em fim todo o o processo envolvendo o datasource.

Wercker - Build e Deploy de maneira facil.

O que é o Wercker? Wercker é uma plataforma para facilitar as tarefas de build e deployment. A versão atual é utiliza o Docker para executar os builds, assim você pode usar o Wercker para fazer o build e deployment de qualquer linguagem basta utilizar uma imagem Docker e configurar os passos a serem executados pelo. Você pode customizar scripts para executar os passos tanto no build quanto no deployment assim evitando retrabalho quando precisar fazer o processo para outra aplicação que tenha a mesma estrutura.

Hugo - Gerando um site com conteúdo estático.

Vamos falar um pouco sobre o HUGO uma das ferramentas que utilizei para a criação do blog. O HUGO é um gerador de conteudo estático assim como o Jekyll que é bem conhecido por quem utiliza o GitHub Pages em ambos é utilizado MarkDown para criação das paginas as quais são convertidas em arquivo html com o conteúdo final. Porque optiei pelo Hugo e não pelo Jekyll? Esta escolha não foi tão difícil quanto parece, tenho estudado sobre GO nos ultimos meses(8 para ser mais exato) e o HUGO é escrito em GO logo eu posso aprender mais sobre a linguage utilizando uma ferramenta que ja utiliza GO e ainda posso contribuir com correções de bugs que são abertos no GitHub.

Bem Vindo

Após mais de 8 anos trabalhando na area de TI eu resolvi criar um blog, algo que eu deveria ter feito a muito tempo atrás. Na verdade eu ja tinha tentado iniciar um blog, mas na época acabei sentido que não estava preparado e resolvi abandonar a idéia, este foi um grande erro, eu deveria ter continuado mesmo correndo o risco de escrever grandes besteiras, hoje com certeza o blog teria muito conteúdo é claro que teria algumas besteiras também mas eu poderia corrigir elas.